Oficina Tipográfica do Politécnico de Tomar
Um património industrial a salvaguardar e valorizar

Referência: CFPI2021/04

 A oficina tipográfica do Politécnico de Tomar possui um acervo único no panorama das IES e das oficinas deste género existentes em Portugal. Este património industrial tem origem maioritariamente na Imprensa Nacional Casa da Moeda, a instituição pública nacional responsável pela produção, entre outros e desde há vários séculos, de documentos oficiais de identificação, moeda metálica ou edição de publicações oficiais do Estado português. Entre o acervo tipográfico conta-se diverso material de composição manual e mecânica, como compositoras e matrizes Monotype, Linotype e Ludlow, ou equipamento de provas e impressão. Além do valor patrimonial deste acervo, enquanto processo de composição e de impressão, a tipografia representa valores interessantes e em variadas dimensões, como a pedagógica, a artística ou a cultural. A sua utilização atual inclui fundamentalmente os estudantes do IPT, mas pretende-se num futuro próximo ver aberto este património vivo a comunidades locais, nacionais ou internacionais, especializadas ou não. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo a salvaguarda e valorização deste património, mas também o reforçar do pilar social que a ele se agrega.

eBook

"Oficina Tipográfica do Politécnico de Tomar.
Valor Patromonial"

Descarregue o eBook  

Explore a história e o acervo da Oficina Tipográfica do Instituto Politécnico de Tomar. Este eBook apresenta o projeto "Tipografia.IPT", que promove a valorização e divulgação deste importante património com informações sobre a restauração, inventário e utilização do acervo.

Work funded by national funds through the Portuguese Funding Agency for Science, Research and Technology (FCT) under project UID/05488/2020.