Sobre
Hália Costa Santos (Lisboa, 1970) tem um PhD em Mass Communications (reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa), pelo Centre for Mass Communications Research, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, instituição que também lhe conferiu o Master em Mass Communications (com equivalência atribuída ao grau de Mestre pela Universidade do Minho).
Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), com a principal atividade docente desenvolvida na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). Iniciou a carreira académica em
setembro de 2001, como convidada, passando a nomeação definitiva em agosto de 2009.
Funções docentes desempenhadas sobretudo na Licenciatura em Comunicação Social da ESTA), ministrando Unidades Curriculares (UC) como Géneros Jornalísticos, Discurso dos Média, Ética e Direito da Comunicação, Problemáticas Contemporâneas, Laboratório de Jornalismo e Laboratório de Assessoria de Imprensa.
Colaboração com o Mestrado de Design Editorial, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT), do IPT, ministrando a UC de Discurso dos Média.
No âmbito da sua atividade académica tem assumido a orientação de diversos estágios na área do Jornalismo (Licenciatura) e do Design Editorial (Mestrado), assim como tem várias participações em júris para obtenção de graus académicos.
Como complemento à formação dos estudantes, tem participado na organização de diversificados eventos, como Encontros de Comunicação, Aulas Abertas, Seminários e Visitas de Estudo. Simultaneamente, desenvolve contactos com diferentes Órgãos de Comunicação Social, nacionais e regionais, proporcionando aos estudantes contactos diretos com a realidade profissional.
Fez Mobilidade Erasmus por quatro vezes e uma mobilidade ICM.
Profissionalmente, e depois de quatro anos a participar num projeto do movimento das rádios livres (a Rádio Oceano, em Aveiro), iniciou a sua carreira de jornalista com 19 anos, na Rádio Regional Press (Porto), entretanto integrada na TSF. Cerca de um ano depois, transitou para o jornal Público (Porto), onde se especializou no tratamento jornalístico de matérias relacionadas com a Educação, mas abordando também assuntos nas secções de Sociedade, Política e Cultura.
Já enquanto docente, desenvolveu várias colaborações probono com os Média da região do Médio Tejo. Assumiu a direção do Jornal de Abrantes e do Jornal Novo Almourol, participou no programa de entrevistas da Rádio Antena Livre e foi cronista do jornal digital MédioTejo.
É diretora do jornal laboratório da Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo e Comunicação Empresarial desde a sua fundação.
Áreas de interesse
Em termos de investigação, os seus interesses têm sido na área do Discurso dos Média, nomeadamente em aspetos relacionados com a ação política e com questões sociais, a programação televisiva e, mais recentemente, a literacia mediática.