O projeto resultará numa perspetiva global sobre a criação dos murais e das suas possibilidades de preservação sustentável. Os resultados obtidos e todas as diferentes abordagens e perspetivas utilizadas visam reforçar o enfoque nos desafios conceptuais e práticos relacionados com a documentação de arte pública e comunitária. O projeto culminará com uma apresentação pública dos resultados, onde se convidará à
participação da comunidade local e da comunidade académica e científica. Neste evento serão apresentados os contributos resultantes, nomeadamente, a base de dados de catalogação dos murais, o documentário, os resultados do inquérito à comunidade e os documentos orientadores produzidos.
Os documentos a realizar são:
- Um “Mural Toolkit”, onde serão apresentadas diretrizes a seguir no processo de criação dos murais. Direcionada para os membros da comunidade local, esta ferramenta comportará orientações passo-a-passo sobre o planeamento, preparação, produção e manutenção dos murais. Este protocolo incluirá recomendações sobre a segurança e saúde, a preparação das superfícies, a documentação do processo criativo, a conservação dos murais e a avaliação do processo.
- Protocolo para a monitorização e documentação do estado de conservação dos murais. Tratando-se de obras ao ar livre estão sujeitas a intempéries, à pressão exercida por forças físicas diretas, e à exposição prolongada à luz, a variações de temperatura e humidade relativa e a contaminantes atmosféricos, que inevitavelmente lhes causarão alterações. Além disso, os murais também estão sujeitos às condições das superfícies em que estão pintados (paredes e estruturas). Portanto, os murais, colocados em paredes exteriores, deixados à mercê dos elementos são, em última análise, efémeros na sua composição material. Considerando que a primeira camada de efemeridade é estabelecida pela estreita relação entre a função e os valores atribuídos pela comunidade e a sua localização física, os próprios membros da comunidade podem contribuir para o seu caráter efémero. Desta forma, realizar-se-á um protocolo de monitorização e documentação do estado de conservação dos murais ao longo do tempo, de modo a esclarecer sobre o “tempo de vida útil” dos murais e a possibilitar a tomada de decisão relativamente aos procedimentos de preservação a adotar, nomeadamente através de estratégias de “documentação da ideia” aplicáveis a obras de arte efémeras.
Ferraz, Â. (2021, Mar. 17). Apresentação do Projeto MurArte: Documentação dos murais de Riachos com vista à sua Preservação Sustentável. Webinar Apresentação Pública dos Projetos TECHN&ART. Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART). Instituto Politécnico de Tomar.
Figueira, L. M. (2021, Nov. 8). Museu Agrícola de Riachos - MurArte: valorização e salvaguarda das Pinturas Murais de Riachos e OPExCATer. III Encontro Museus do Médio Tejo: Museus e Educação. Tomar, Instituto Politécnico de Tomar.
Mota Figueira, L. (2021, 8 de novembro). Museu Agrícola de Riachos - MurArte:valorização e salvaguarda das Pinturas Murais de Riachos e OPExCATer [comunicação em conferência]. III Encontro Museus do Médio Tejo: Museus e Educação 2021, Instituto Politécnico de Tomar, Tomar.
Triães, R. (2023, Mai. 26). Perspectivas futuras para a preservação dos murais de Riachos. Simpósio MurArte Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua preservação sustentável. TECHN&ART, Riachos, Museu Agrícola de Riachos.
Ferraz, Â. (2023, Mai. 26). O projeto MurArte: dos objetivos iniciais aos resultados alcançados. Simpósio MurArte Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua preservação sustentável. TECHN&ART, Riachos, Museu Agrícola de Riachos.
PUBLICAÇÕES
Ferraz, A.; Triães, R. «Policies and practices for the preservation of community-based murals: the case of Riachos», Portugal. Conservar Património, [submited].
Nuno, C. As pinturas da Bênção do Gado, em Riachos. Uma história mural. [Manuscript in preparation].
Triães, R. e Ferraz, Â. (2022). Se estas paredes falassem: os murais da vila de Riachos. In Paula Guerra (Org.) Todas as Artes Todos os Nomes,( Vol. 2, pp. 402-413), Universidade do Porto, Faculdade de Letras.