O projecto MurArte trata-se de uma investigação interdisciplinar iniciada em 2021, e é financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciencia e Tecnologia (FCT), no âmbito da unidade de I&D Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes - TECHN&ART, do Instituto Politécnico de Tomar, com a referência UIDB/05488/2020.
Este projeto pretende documentar os Murais de Riachos procurando a compreensão do recurso, fornecendo o contexto social que lhe deu origem e as bases para a sua preservação. A metodologia a seguir envolve a combinação de ferramentas, numa perspetiva multidisciplinar, que, ao serem justapostas, permitem fornecer uma visão integrada do tema.
Procurar-se-á a catalogação dos murais que ajudará a contextualiza-los dentro do desenvolvimento mais amplo da comunidade. Combinando a pesquisa histórica e documental, o inventário, o registo fotográfico e o mapeamento dos murais, será possível obter um arquivo de dados fundamental para a tomada de decisão de preservação e utilização destes recursos. Ao utilizar formas de auto- documentação, como entrevistas e inquérito aos envolvidos, o arquivo documental fica imbuído de um espírito de autoria compartilhada. Um inquérito participativo à comunidade será essencial para avaliar a sua declaração de valores e fornecer um veículo para medir as expetativas e atitudes perante a preservação dos murais. Além disso, a recolha de testemunhos e o registo audiovisual, resultando como produto final num documentário, permitirá que a comunidade local se reveja no projeto tornando a sua contribuição para a memória pública um meio significativo de agência social. A divulgação e ganhos de notoriedade cultural local com projeção global, usando-se a web como veículo de promoção e de ligação à diáspora riachense é outro objetivo a concretizar. Reconhecendo que nem todos os murais podem ou devem ser conservados, este projeto analisa o conceito de efemeridade, frequentemente negligenciado no campo da preservação, oferecendo uma abordagem abrangente para tratar os murais, não assente numa visão de perenidade, mas antes como uma prática social dinâmica. Situados em paredes externas e, como tal, sujeitos a vários agentes de deterioração, estas obras têm inevitavelmente uma forte componente de impermanência.
Será desenhada, testada, aprovada e colocada em ação uma matriz de seleção sustentada em critérios negociados com a população local em ambiente colaborativo onde a coresponsabilização de todos os atores que concretizam o projeto seja o garante de sustentabilidade dos resultados alcançados. A deterioração dos murais afeta negativamente a estética da vila e pode ser confundida com um baixo índice de qualidade socioeconómica do local. Portanto, este projeto procurará fornecer ferramentas para a monitorização e documentação do estado de conservação dos murais de forma a avaliar os mecanismos envolvidos na sua degradação ou destruição. Assim, será possível uma tomada de decisão sustentada sobre a sua preservação, sabendo que a conservação ou desativação dos murais refletirão a relevância dos valores atribuídos aos murais pela comunidade e a compreensão da mudança da paisagem cultural como um todo. As múltiplas dimensões tratadas neste projeto e as suas especificidades enquanto caso de estudo permitem antever e destacar a sua importância no estabelecimento de uma metodologia própria e a replicabilidade do projeto a outros contextos possibilitando o estabelecimento de parcerias e protocolos de colaboração com outras entidades que estejam a desenvolver projetos semelhantes, de forma a otimizar os recursos e plataformas de investigação, sendo este outro objetivo pragmático. A médio e longo prazo, o natural resultado deste projeto será a disseminação dos murais e a sua utilização enquanto recurso cultural, apresentando enormes potencialidades quer ao estímulo da investigação em áreas relacionadas, quer no que concerne ao impacto societal, como sejam a criação de um museu virtual ou a integração em atividades escolares nomeadamente de educação pelo património pictórico-mural, na oferta de locais de visita e de itinerários regionais dentro desta temática e, igualmente, a sua integração em rotas artísticas e redes de turismo cultural.