INICIATIVA DE GAMIFICAÇÃO APLICADA AO PATRIMÓNIO
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
No âmbito da unidade curricular "Princípios de Turismo", do curso de Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural da Escola Superior de Gestão de Tomar, as alunas Lannay Borges, Maria Luísa Sequeira e Maria Costa idealizaram uma proposta criativa baseada em gamificação, inspiradas pela ação de formação organizada no âmbito do projeto GAME ON - "Dar Vida ao Património através da Gamificação", que teve lugar no dia 12 de novembro de 2024. As estudantes apresentaram uma proposta de gamificação aplicada ao património cultural, sugerindo formas de tornar a experiência turística mais dinâmica e interativa.
VISITA AO C2DH - Centre for Contemporary and Digital History
UNIVERSIDADE DO LUXEMBURGO
17 dez. 2024
Nos passados dias 16 e 17 de Dezembro, a equipa do GAME-ON, representada por Célio Gonçalo Marques, João Paulo Pedro e Cláudia Pires da Silva deslocou-se ao centro de investigação C2DH – Centre for Contemporary and Digital History da Universidade do Luxemburgo com o objetivo de conhecerem os projetos de gamificação aplicadas ao património e discutir futuras cooperações, nomeadamente uma futura Ação COST. Para além de uma visita guiada realizada pela Sandra Camarda, especialista em “Transmedia Storytelling”, foram realizadas reuniões com o Vice-Diretor do C2DH, Denis Scuto, com Pedro Cardoso-Leite, cientista cognitivo que lidera o grupo xCIT, e com Robert Reuter que participou no projeto “Creating Digital Games for Education”.
DEFESA DE DISSERTAÇÃO ACERCA DA GAMIFICAÇÃO EM PATRIMÓNIO CULTURAL
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
11 dez. 2024
No dia 11 de dezembro, Soraia Tarrinha defendeu a sua dissertação de mestrado intitulada “Gamificação no Contexto do Património Cultural em Portugal: Análise das Perspetivas de Operadores Turísticos e Turistas com recurso a Python”, orientada pelo Professor Célio Gonçalo Marques. A dissertação procurou compreender as perceções e expectativas de turistas e operadores turísticos sobre a implementação da gamificação nos recursos patrimoniais portugueses.
O estudo realizado pela mestre, que analisa os benefícios, desafios e características valorizadas numa aplicação gamificada, evidencia que a gamificação possui um elevado potencial para enriquecer a experiência cultural e atrair novos públicos, desde que sejam superadas barreiras técnicas e promovida a facilidade de uso e a acessibilidade. O desenvolvimento deste trabalho, inserido no projeto GAME ON, contribui grandemente para uma melhor compreensão da aplicação da gamificação na área do património.
GAMOTEC '24 - 4th International Workshop on Gamification and Motivational Technologies
ONLINE
26-27 nov. 2024
No passado dia 26 de novembro, os investigadores do TECHN&ART participaram na GAMOTEC – 4th International Workshop on Gamification and Motivational Technologies organizado pela Universidade de Saragoça. A comunicação “Gamification and Heritage: an identification of global research clusters world-wide”, de Célio Gonçalo Marques, Tatiana Barradas, Inês Araújo, João Paulo Pedro, Cláudia Pires da Silva e Andreia Nogueira, foi apresentada por Tatiana Barradas e procurou promover o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto GAME ON – Orientações para gamificação em património cultural. A comunicação será publicada no livro de atas da conferência.
Formação "Dar Vida ao Património através da Gamificação"
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
12 nov. 2024
No passado dia 12 de novembro, decorreu a ação de formação "Bringing Heritage to life through Gamification", no âmbito do projeto interno GAME ON - Orientações para gamificação em património cultural. Esta formação procurou transmitir conhecimentos sobre gamificação e destacar a sua aplicabilidade na área do património, e teve como destinatários profissionais do património cultural, investigadores do TECHN&ART e comunidade do IPT.
Esta ação foi dinamizada pelos investigadores do TECHN&ART Célio Gonçalo Marques e Inês Araújo, especialistas em gamificação, João Paulo Pedro, especialista no património, e Samsun M. Basarici, da Universidade Adnan Menderes de Aydin, Turquia.
ICOTTS'24 - International Conference on Tourism, Technology & Systems
FUNCHAL, MADEIRA
30-31 oct. 2024
No dia 31 de outubro de 2024, os investigadores Célio Gonçalo Marques e Inês Araújo apresentaram o artigo Gamified Heritage in Portugal: Case Studies Analysis na Conferência Internacional ICOTTS'24 - International Conference on Tourism, Technology & Systems.
X Congreso Internacional Científico-Profesional de Turismo Cultural
CÓRDOBA, ESPANHA
20-23 fev. 2024
No dia 22 de fevereiro de 2024, o investigador Célio Gonçalo Marques apresentou a comunicação Game on: future directions for gamification in/for cultural heritage no X Congreso Internacional Científico-Profesional de Turismo Cultural, realizado em Córdoba, Espanha.