OnlineLino

Um portal para o Médio Tejo
Ligações externas

Sobre o projeto

Raul Lino da Silva (1879-1974) foi um arquiteto português cujo legado construtivo se encontra disperso por todo o  território nacional. Os seus projetos de arquitetura destinados à cidade de Abrantes foram objeto de estudo no projeto  de investigação “Raul Lino – um itinerário pelo património em Abrantes” (RauLino| Abrt). Através deste estudo foi  possível constatar que, apesar do seu espólio de arquitetura se encontrar no acervo da Biblioteca de Arte da Fundação 
Calouste Gulbenkian, nem sempre a informação referente ao mesmo projeto se encontra agregada e sistematizada.  Observou-se ainda que, para além do seu legado em Abrantes, existem outros projetos de arquitetura destinados a municípios inscritos na atual região do Médio Tejo que não estão suficientemente divulgados, ou são sequer associados ao seu autor.
Considera-se que a produção arquitetónica de Raul Lino edificada nos municípios do Médio Tejo carece de um estudo  que permita identificar e sistematizar as perspetivas arquitetónicas e construtivas das suas obras, e que simultaneamente garanta a base de conhecimento necessária para a divulgação desse importante património construído.


A principal novidade do projeto revela-se na criação do primeiro portal com informação agregada sobre os projetos de arquitetura da autoria de Raul Lino destinados à região do Médio Tejo. Pretende-se que esta plataforma esteja acessível ao público. Os recursos envolvidos no presente projeto são consistentes com os princípios de desenvolvimento sustentável preconizados pela Agenda 2030 e “Uma Nova Agenda para a Cultura” (2018). 


O projeto integra-se nas áreas que promovem o desenvolvimento sustentável e a valorização do património cultural, através de Humanidades Digitais e Artes. 
Espera-se que os produtos resultantes do projeto, que promovem a divulgação do legado arquitetónico de Raul Lino, capitalizem a sua obra na região do Médio Tejo e beneficiem igualmente o edificado existente, sobretudo o que materializa as influências do estereótipo “Casa Portuguesa”. Desta forma, é ainda expectável que tais resultados incentivem a conservação, manutenção e recuperação deste género de construções, o que a longo prazo se poderá refletir na prossecução de diferentes metas de desenvolvimento sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) associados ao projeto: ODS 8 (8.3, 8.4 e 8.9), ODS 9 (9.2), ODS 11 (11.3, 11.4 e 11.6).
 

Referência: CFPI2023/08
Eixo principal de investigação: Valorização do Património Cultural
Financiamento: 8 900€
Âmbito: Nacional

©Instituto Politécnico de Tomar | Todos os direitos reservados | Copyright