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Quando nos colocaram como desafio a conservação de um conjunto de fragmentos provenientes de uma fábrica em ruínas que, sem contexto, descartaríamos sem discussão, a única solução que vislumbramos foi: Criatividade. Porque percebemos que o importante não era o estado de conservação destes materiais, mas o que eles representavam e poderiam comunicar, não poderíamos optar simplesmente por uma abordagem clássica ou tradicional – observação e análise/diagnóstico/intervenção. Compreendemos a necessidade de encontrar uma solução para preservar a materialidade e imaterialidade destes fragmentos, e também a sua função comunicacional dentro do seu contexto. Essa exigência implicou a necessidade de respeitar e compreender o normal processo de transformação dos bens, a sua degradação, a dissociação e até mesmo a sua perda e esquecimento. A única opção sustentável para estes materiais foi pensar na sua Conservação.
Foi em torno destas ideias que desenvolvemos o conceito de Conservação Criativa. Entre a necessidade de conservar um objeto/fragmento e encontrar uma forma inovadora e criativa de comunicar o valor desse mesmo objeto/fragmento.
As profundas transformações dos modelos políticos, económicos e sociais do pós-segunda guerra, e que em Portugal apenas se refletiram bastante mais tarde, trouxeram uma profunda reflexão sobre o papel do património cultural na preservação da identidade e da memória. Estas transformações foram muito heterogéneas de país para país, mas congregam um aspeto comum: a importância do diálogo entre os valores materiais e imateriais. Um fragmento do muro de Berlim não é apenas um pedaço de betão de um muro, muito menos um vestígio de um muro (como uma ruína arqueológica) ou um pedaço de materiais passíveis de exame e análise físico-química. É, essencialmente, tudo o resto. Aquilo que queremos que ele represente hoje, e no futuro… se existir espaço para ele.
Se o património cultural é o fruto da criatividade humana, e o Ser Humano é inegavelmente criativo, então a conservação e preservação do património cultural também tem espaço para o desenvolvimento da criatividade. O projeto CONSERVAÇÃO CRIATIVA pretende criar um conjunto de ações, desde um workshop, um MOOC, o 1st International HeriCC Conference: HERITAGE, CONSERVATION and CREATIVITY, a publicação de um livro, e ainda a participação em reuniões científicas (artigos e comunicações) que irão permitir desenvolver e disseminar ainda com maior alcance a metodologia da Conservação Criativa.
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