GAMwayTrain

Rede Ferroviária do Médio Tejo: a gamificação no património ferroviário para valorização turística
Ligações externas

Sobre o projeto

Eunice Lopes (Investigadora Principal) do projeto GAMwayTrain

Na atualidade o transporte ferroviário apresenta-se como forte tendência da procura cultural e turística, integrando-se na componente emergente dos territórios que se baseiam sobretudo no Turismo Industrial. Verifica-se que os passageiros transportados no sistema ferroviário, a nível nacional somam um total de 10.224 em 2021 (Fonte: INE, PORDATA, atualização a 15.11.2022). No entanto, também ao nível nacional desde a década de 80 que a ferrovia viu muitas das suas linhas serem desativadas, observando-se um desinvestimento nas Estações e Apeadeiros (E&A), de uma forma generalizada. Como tal, a Rede Ferroviária do Médio Tejo (RFMT), que compreende o Ramal de Tomar: Estações de Tomar, Lamarosa e Entroncamento e Apeadeiros de Carvalhos de Figueiredo, Santa Cita, Curvaceiras, Carrascal-Delongo e Soudos – Vila Nova), não foi exceção. Na atualidade, as E&A (Estações & Apeadeiros), que fazem a ligação entre Tomar ao Entroncamento (campo de estudo deste Projeto), encontram-se degradadas, sem qualquer serviço e informação ao visitante/turista/utilizadores do comboio em geral.
Neste sentido, este Projeto visa a valorização cultural e turística do Ramal Ferroviário do Médio Tejo, através da gamificação patrimonial ferroviária.

O Projeto apresenta os  seguintes Objetivos (O):

O1) Fornecer uma visão geral do estado do património ferroviário (Ramal Tomar).

O2) Promover o património ferroviário numa ótica de sensibilização e dentro do contexto de valorização turística a todos os que se movimentam através do transporte ferroviário.

O3) Dar a conhecer através da interpretação e gamificação os recursos ferroviários existentes nas Estações e Apeadeiros (E&A), entre Tomar e o Entroncamento.

Espera-se com o Projeto, contribuir para o conhecimento de um tipo de património – o ferroviário - existente em contextos que passam despercebidos aos que usufruem da mobilidade ferroviária (comboio), por não se encontrarem identificados e interpretados em termos de informação e valorização cultural e turística.

Site do Projeto GAMwayTrain

Referência: CFPI2023/0
Eixo principal de investigação: Gamificação
Financiamento: 12 000€
Âmbito: Nacional

©Instituto Politécnico de Tomar | Todos os direitos reservados | Copyright