MAS

Memórias da Azinhaga por Saramago
Ligações externas

Sobre o projeto

O projeto “MAS” | MEMÓRIAS DA AZINHAGA POR SARAMAGO parte de um convite lançado ao grupo de trabalho pela Fundação José Saramago (FJS) para proceder à criação de oito curtas-metragens inspiradas no livro "As Pequenas Memórias", da autoria de José Saramago, com vista à sensibilização do grande público para a ligação entre o nobelizado e a freguesia da Azinhaga.

Conscientes do forte impacto societal inerente a este convite e da relevância do tema no contexto da missão do Techn&Art, a equipa de trabalho que integra o projeto propõe-se a alicerçar a produção audiovisual comissariada pela FJS numa base científica delimitada pelas áreas da Memória Coletiva, Memória Cultural e Antropologia Visual, complementado o output didático-artístico com produção científica de impacto.

O lugar que mais rapidamente associamos a Saramago é, tendencialmente, a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias. No entanto, como se encontra patente no livro "As Pequenas Memórias", Saramago «Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou» e, em prosa, oferece-nos, através da narração de episódios vividos na primeira pessoa, uma janela para melhor entendermos o que era a Azinhaga nas décadas de 20 e 30. Não numa perspetiva historiográfica de per si, mas numa abordagem de carácter fenomenológico onde, através das suas vivências, do seu olhar, descobrimos uma forma de interpretar esse território, as suas gente e costumes.

Considerando que a dimensão biográfica da ligação entre Saramago e a Azinhaga não se encontra cientificamente esmiuçada como outras dimensões da sua vida e obra, entendemos que o empreendimento a que nos propomos é pertinente e contribuirá para a valorização e preservação da memória cultural e artística dos dois vetores em causa neste projeto.

Deste modo, o projeto MAS propõe-se investigar a obra "As Pequenas Memórias" enquanto objeto de construção de memória cultural, tendo em vista dois objetivos principais:

1) Contribuir para a disseminação – e consequente valorização – do património artístico de Saramago;

2) Preservar e promover o património cultural da região da Azinhaga, contribuindo, igualmente, para a sua valorização e consequente construção identitária.

Referência: CFPI2021/03
Eixo principal de investigação: Valorização do património cultural
Financiamento: 13 000€
Âmbito: Nacional

©Instituto Politécnico de Tomar | Todos os direitos reservados | Copyright