Professor no Instituto Politécnico de Castelo Branco desde 1995. Atualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas, onde na leciona na área da Captação e Edição de Imagem. Licenciado em Educação Visual e Tecnológica, pós-graduado em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta e detentor do Titulo de Especialista Universitário em “Componentes Expressivos, Formales y Espacio-Temporales de la Animación” - Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Investiga, e produz documentários que abordam tradições populares, património cultural, práticas tradicionais e memórias das pessoas. O propósito é a preservação e divulgação do património cultural e imaterial e a criação da riqueza do conhecimento para memória futura. Investigador colaborador TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar / Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Áreas de interesse
Investigação, conceção e produção de documentários que abordam tradições populares, património edificado, práticas tradicionais e memórias das pessoas.
O propósito é a preservação e divulgação do património cultural e imaterial e a criação da riqueza do conhecimento para memória futura. A pesquisa envolve a análise das práticas e processos de produção de documentários, incluindo a seleção de temas, técnicas de filmagem, edição e pós-produção, bem como a participação das comunidades locais.
No futuro, pretendem-se explorar os documentários como ferramentas para a educação, sensibilização e conexão da sociedade em relação ao património e à diversidade cultural. Além disso, tem-se como objetivo investigar o uso de documentários em contextos educacionais, museológicos e de turismo cultural, bem como o papel das mostras e festivais de documentários como espaços de diálogo e reflexão sobre a importância do património cultural, na construção de identidades individuais e coletivas.
O objetivo desta linha de investigação é compreender as práticas e desafios envolvidos na produção de documentários sobre património cultural, bem como o seu potencial para preservar, divulgar e promover a valorização da diversidade neste domínio.