Sobre
A formação académica de Raquel Botelho iniciou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Iniciou a sua carreira profissional como jornalista na revista ELLE, depois de, na adolescência ter integrado a equipa da Rádio Voz do Marão. Continuando a apostar na formação, e com o acelerado crescimento das novas tecnologias, regressou à FCSH para a realização de um mestrado em Multimédia e Audiovisual, em parceria com a ISC ST Saint Louis (ISFSC), uma instituição belga, e, logo depois, para uma formação mais prática, rumou aos Estados Unidos, mais especificamente à Georgetown University, para a realização de diversas ações de formação associadas ao online.
A aquisição destas novas competências permitiu-lhe, em Setembro de 2000, assumir as funções de Diretora de Conteúdos do Portal casaglobal.pt, um projeto resultante de uma joint venture, a Portais Verticais, entre a Sonae.com e o Grupo Impresa, assumindo a coordenação e direção da equipa de conteúdos durante a fase de conceção, planeamento e desenvolvimento do portal. Uma vez lançado o Casaglobal.pt, assumiu as mesmas funções no semanário Expresso, no portal Expressoemprego.pt, até pouco tempo depois do lançamento do mesmo.
Em 2002 tornou-se docente na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar, ao mesmo tempo que assumia o cargo de editora de dois novos projetos do jornal Diário de Notícias: DN Emprego e DN Transportes.
Em 2003 aceita um novo projeto no Diário de Notícias, os Dossiers de Saúde DN, um projeto onde se manteve como editora e coordenadora cerca de 10 anos.
Ao longo deste percurso, de 1998 a 2016, foi também Diretora de Conteúdos e Gestora de Projetos de Internet e New Media na empresa Brainwork Soluções Multimédia e Industriais, tendo realizado diversos projetos desde planeamento e elaboração de websites até ao desenvolvimento de sistemas de arquitetura de informação para simuladores automóveis.
Em 2016 passou a dedicar-se exclusivamente ao ensino, com exceção do cargo de Diretora do Jornal Novo Almourol, que assumiu em regime pro-bono.