Conselho Consultivo
Ana Calvo Manuel é Professora no Departamento de Pintura e Conservação-Restauro da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid. É doutorada em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência no programa de Conservação do Património Histórico-Artístico e foi diretora do departamento de restauro no Conselho Provincial de Castellón. Conservadora-restauradora de renome, participou em vários projetos de investigação, colaborou com cursos de Mestrado e Doutoramento em Conservação e Restauro em Portugal e exerceu, igualmente, funções editoriais.
Chao Gejin é Diretor do Instituto de Literatura Oral Tradicional da Academia Chinesa de Ciências Sociais, integra a Comissão Intergovernamental da UNESCO para o Património Cultural Imaterial e membro do comité executivo do Conselho Internacional para a Filosofia e Ciências Humanas, tendo detido anteriormente o cargo de Presidente. É doutorado em Folclore pela Universidade Normal de Pequim e especializa-se em literatura oral e património imaterial, particularmente na região Chinesa da Mongólia Interior.
José Julio García Arranz é Professor Adjunto no Departamento de Arte e Ciências do Território na Universidade da Extremadura (Espanha) e membro do grupo de pesquisa Patrimonio&ARTE. É doutorado em História da Arte pela mesma Universidade e as suas áreas de investigação incluem Iconografia e Emblemática, bem como o Património Artístico da Região Autónoma da Extremadura, particularmente arte rupestre pré-histórica.
Laurent Tissot é historiador. Foi membro do comité executivo do Conselho Internacional para a Filosofia e Ciências Humanas e tesoureiro para o Comité Internacional para as Ciências Históricas. Em estreita colaboração com este, coordena o projeto “História Global da Humanidade” [Global History of Humanity]. É doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de Lausanne, tendo-se especializado em história do comércio, turismo e lazer. É Professor Emérito da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade de Neuchântel.
Maria Filomena Guerra é diretora de investigação em Química no Centro Nacional de Investigação Científica francês (CNRS), atualmente membro da unidade de investigação MONARIS (UMR 8233 - de la Molécule aux Nano-Objets: Réactivité, Intéractions et Spectroscopies) na Sorbonne Université (Sciences). É doutorada em Física Aplicada pela Universidade Nova de Lisboa e habilitada a dirigir investigação em Ciência e Estrutura da matéria pela Universidade de Orleães. Dedica-se ao desenvolvimento e aplicação de métodos e protocolos físico-químicos ao estudo de objetos em ouro e prata do património cultural.
Zoltán Somhegyi é historiador de arte, doutorado em Estética pela Universidade da Igreja Reformada Károli Gáspár, na Hungria, onde é Professor Adjunto. Como investigador, é especializado em arte e teoria da arte dos séculos dezoito e dezanove, tendo também como campos de interesse as Belas-Artes contemporâneas e a crítica artística. É o Secretário Geral e o editor do portal da Associação Internacional de Estética, membro do Comité Executivo do Conselho Internacional para a Filosofia e Ciências Humanas, consultor para o Mercado de Arte de Budapeste: Feira Internacional de Arte Contemporânea, e Chefe de Redação da revista HAS – Humanities, Arts & Society.
